Prepará-la para o seu primeiro período

Imagem de mãe e filha a usarem o computador juntas. A imagem ilustra a importância da comunicação e de ajudar a sua filha a encontrar a informação certa.




Conversar com a sua filha sobre o período também significa mostrar-lhe os diferentes tipos de proteção disponível e ajudá-la a escolher o melhor para ela. De pensos diários aos tampões ideais para uma fácil colocação — estar preparada tornará esta fase especial um pouco mais fácil.

Imagem de um calendário do mês de março. A imagem ilustra que é boa ideia planear quando vai começar o período para poder estar preparada: por exemplo, com tampões na carteira.
Conversar sobre o período e familiarizá-la com os diferentes produtos disponíveis muito antes da chegada do grande dia vai ajudar a aliviar qualquer ansiedade que ela possa ter.

Apresentar-lhe os pensos diários antes do início do período

Um ano ou dois antes do seu primeiro período, a maioria das raparigas tem algum corrimento vaginal, transparente ou esbranquiçado, que seca e endurece na roupa interior. Esta secreção vaginal natural significa apenas que os órgãos reprodutores começaram a funcionar.

É uma boa altura para falar à sua filha na higiene pessoal durante a menstruação. Quando lhe falar sobre as alterações físicas pelas quais ela está a passar, pode explicar-lhe que o corrimento vaginal é um sinal perfeitamente normal da puberdade! Isto vai aliviar-lhe os seus receios e ajudá-la a sentir-se segura. E que tal apresentar-lhe os pensos diários? Estes absorvem o corrimento e ajudarão a sua filha a sentir-se fresca. Pode mostrar-lhe como colocar um, tirando o papel protetor da parte autocolante e pressionando-a firmemente contra a roupa interior.

Durante a puberdade, muitas raparigas têm medo que o primeiro período lhes venha num momento inoportuno. Os pensos diários podem ser usados todos os dias e também podem ser utilizados em antecipação do seu primeiro período ou enquanto ela ainda não domina bem os tampões.

Preparar-se para o grande dia

Pode mostrar à sua filha todas as opções de proteção disponíveis — tampões ou pensos higiénicos — com muita antecedência e deixá-la decidir qual é a mais adequada para ela. Isto vai ajudá-la a ter uma atitude positiva para com as alterações do seu corpo e a desenvolver uma autoconfiança feminina natural.

Muitas raparigas preferem os tampões porque são discretos, higiénicos, dão-lhes mais liberdade de movimentos e permitem-lhes apreciar as suas atividades desportivas favoritas mesmo durante o período. Além disso, não causam odores porque, ao contrário dos pensos, recolhem o sangue ainda dentro do corpo e não permitem as reações químicas com o ar. Pode assegurar-lhe que não há problema em usar tampões logo a partir da primeira vez! E também compreendemos que isso seja algo que a preocupa também a si, porque, afinal de contas, ela ainda é muito nova. Mas não há qualquer problema. Especialmente, o.b.® ProComfort™ Mini foi concebido para ser adequado para jovens raparigas. E é muito pouco provável que o hímen dela possa ser rompido. Devido às alterações hormonais que sempre precedem o primeiro período, o hímen, localizado na parte frontal inferior da abertura vaginal, torna-se uma membrana macia e flexível. Portanto, os tamanhos de tampões mais pequenos, como o Mini ou Normal, podem geralmente ser usados sem qualquer problema.

Devemos ir ao médico?

Como o período é completamente saudável, não há necessidade de ir ao médico só porque a sua filha começou a ter o período. No entanto, esta é uma altura para ter as vacinas da sua filha em dia. A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) é recomendada para raparigas entre os 12 e os 17 anos. Ajuda a proteger contra o cancro do colo do útero e deve ser administrada antes da primeira relação sexual. Consulte o seu médico para mais informações sobre esta e outras vacinas.